Newoxygen

Gleba moagem e padaria caso de sucesso sap business one e sap customer checkout

Gleba: Caso De Sucesso SAP Business One e SAP Customer Checkout

Partilhe este artigo:

Bem-vindo@ ao Caso de Sucesso da Newoxygen e da Gleba, com SAP Business One e SAP Customer Checkout.

Leia o artigo na íntegra ou use o índice abaixo para navegar mais facilmente.

(Atualizado a 26.10.22)

Quem é a Gleba?

Gleba significa “terreno próprio para cultivar”, simbolizando a relação próxima que esta padaria inovadora tem e quer celebrar com a terra e com o regresso às origens.

A Gleba é uma padaria portuguesa que moi os seus próprios cereais 100% portugueses na sua mó de pedra e que favorece os pequenos agricultores com práticas de agricultura sustentáveis.

A ambição da Gleba, desde a sua fundação em 2016, é permitir que mais pessoas tenham acesso ao “melhor pão, verdadeiramente artesanal e português”.

Para isso, o seu conceito assenta em três pilares fundamentais:

  • Cereais 100% nacionais
  • Moídos em mós de pedra próprias
  • Fermentação natural.

O Processo

Os cereais são colhidos em Trás-os-Montes, no Ribatejo e no Alentejo e transportados para o moinho da Gleba.

Depois de moídos de forma gentil, sem provocar aquecimento, seguem diretamente para a fábrica, de forma a serem usados antes que percam as suas propriedades nutricionais.

A verdadeira farinha integral tem um tempo de vida curto. Os óleos insaturados do farelo e do gérmen oxidam em contacto com o ar, fazendo-o perder gosto e valor nutricional.

Este é um problema que não acontece nas farinhas refinadas, porque nelas o farelo e o gérmen são separados, resultando efetivamente numa farinha com maior prazo de validade, mas pobre em termos nutricionais.

Moagem dos cereais em mó de pedra, na Gleba
Moagem dos cereais em mó de pedra, na Gleba

O pão leveda usando massa mãe, passando por um processo de fermentação natural longa de cerca de 24 horas em cestos de vime, forrados de linho cru, feitos à mão por artesãos barcelenses.

Pão moldado à mão a fermentar dentro dos cestos de vime
Pão a fermentar nos cestos de vime

Posteriormente o pão é cozido em forno de pedra, resultando num alimento extremamente nutritivo, saboroso, de fácil digestão e com baixo teor de glúten.

Além disso, pelas suas propriedades, o pão dura cerca de uma semana!

O Início

Quando conhecemos a Gleba apenas existia uma única loja/fábrica em Alcântara e era o Diogo fazia tudo. Desde moer as farinhas, à venda do pão e à limpeza do espaço.

Inicialmente, a Gleba tinha o objetivo de vender os seus produtos ao consumidor final (B2C).

Mas, rapidamente captou o interesse de clientes B2B como restaurantes, alguns deles de alta cozinha, que não tinham as condições necessárias para fazerem um pão com o mesmo nível de qualidade.

Com a pandemia da Covid-19, a Gleba percebeu que estrategicamente não era bom depender tanto do canal B2B e criou um projeto de abertura de mais lojas próprias. Criou também uma loja online, que se encontra 100% integrada com o SAP Business One.

Devido ao seu rápido crescimento, a Gleba sentiu a necessidade de apostar num novo software de gestão.

Caso de Sucesso SAP Business One

Veja a gravação do caso de sucesso com SAP Business One 👇🏻

Desafios

Com o negócio em franca expansão, o sistema de gestão anterior da Gleba deixou de servir os seus objetivos futuros. Por isso, escolheu implementar SAP Business One para gerir e organizar os seus processos.

Adicionalmente, para conseguir crescer no canal B2B, a Gleba precisou de uma reestruturação e de um controlo mais apertado.

Hoje, além de gerir todo o processo produtivo e as lojas em SAP Business One, a Gleba acredita que esta solução de gestão irá suportar as suas ambições para 2021: abrir mais 5 lojas até ao final do ano e internacionalizar-se.

Nas palavras da Gleba: “A Newoxygen é um parceiro sempre disponível, que dá sugestões para melhorar aquilo que está menos bem dentro da empresa.”

“O SAP Business One e a Newoxygen foram a aposta mais sólida que a Gleba já fez em termos tecnológicos.”


Diogo Amorim – CEO

Conquistas da Gleba com SAP Business One

  • Integração dos processos em fábrica, área financeira e POS integrados em SAP Business One;
  • Controlo de todo o processo de moagem da farinha – rastreio da quantidade de farinha que gasta e que se desperdiça;
  • Gestão de todo o stock de matérias-primas em SAP Business One;
  • Demonstração de resultados por canal de venda, por pão.

Agora a Gleba está mais preparada para concretizar a sua missão, de trazer o pão nacional e da melhor qualidade aos seus clientes!

A chegada do POS SAP Customer Checkout

Veja a gravação do caso de sucesso com SAP Customer Checkout 👇🏻

O SAP Customer Checkout é um software de ponto de venda (em inglês Point-Of-Sale) que tem integração nativa com o software de gestão SAP Business One.

A Newoxygen localizou o SAP Customer Checkout para Portugal em 2021 e a Gleba foi o nosso primeiro cliente a fazer a transição do nosso anterior software POS para esta nova solução.

A interface de Quick Service é bastante intuitiva e permite fazer as vendas de forma rápida e eficiente, tanto nas lojas normais como nas que têm conceito de Grab&Go.

A componente SAP Customer Checkout Manager permite gerir de forma centralizada todos os POS, facilitando toda a gestão dos POS nas várias lojas.

A Gleba na Atualidade

Quando criámos este o caso de sucesso, a Gleba tinha apenas 3 lojas. À data de hoje, a Gleba conta com mais 5 lojas, 8 no total, em várias localizações:

  • Alfragide
  • Alcântara
  • Alvalade
  • Amoreiras
  • Avenidas Novas
  • Campo de Ourique
  • Oeiras Parque Shopping
  • Cascais

Estamos gratos por podermos contribuir para o crescimento da Gleba e muito orgulhosos do seu percurso. Que esta parceria, tal como o Diogo diz, se mantenha dinâmica e sempre pronta para novos desafios!

Gostaria de saber como o SAP Business One pode ajudar o seu negócio?

Clique aqui para saber mais!

Partilhe este artigo:

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.