Bem-vindo@ ao Caso de Sucesso da Newoxygen e da Gleba, com SAP Business One e SAP Customer Checkout.
Leia o artigo na íntegra ou use o índice abaixo para navegar mais facilmente.
(Atualizado a 26.10.22)
Índice
Quem é a Gleba?
Gleba significa “terreno próprio para cultivar”, simbolizando a relação próxima que esta padaria inovadora tem e quer celebrar com a terra e com o regresso às origens.
A Gleba é uma padaria portuguesa que moi os seus próprios cereais 100% portugueses na sua mó de pedra e que favorece os pequenos agricultores com práticas de agricultura sustentáveis.
A ambição da Gleba, desde a sua fundação em 2016, é permitir que mais pessoas tenham acesso ao “melhor pão, verdadeiramente artesanal e português”.
Para isso, o seu conceito assenta em três pilares fundamentais:
- Cereais 100% nacionais
- Moídos em mós de pedra próprias
- Fermentação natural.
O Processo
Os cereais são colhidos em Trás-os-Montes, no Ribatejo e no Alentejo e transportados para o moinho da Gleba.
Depois de moídos de forma gentil, sem provocar aquecimento, seguem diretamente para a fábrica, de forma a serem usados antes que percam as suas propriedades nutricionais.
A verdadeira farinha integral tem um tempo de vida curto. Os óleos insaturados do farelo e do gérmen oxidam em contacto com o ar, fazendo-o perder gosto e valor nutricional.
Este é um problema que não acontece nas farinhas refinadas, porque nelas o farelo e o gérmen são separados, resultando efetivamente numa farinha com maior prazo de validade, mas pobre em termos nutricionais.

O pão leveda usando massa mãe, passando por um processo de fermentação natural longa de cerca de 24 horas em cestos de vime, forrados de linho cru, feitos à mão por artesãos barcelenses.

Posteriormente o pão é cozido em forno de pedra, resultando num alimento extremamente nutritivo, saboroso, de fácil digestão e com baixo teor de glúten.
Além disso, pelas suas propriedades, o pão dura cerca de uma semana!




O Início
Quando conhecemos a Gleba apenas existia uma única loja/fábrica em Alcântara e era o Diogo fazia tudo. Desde moer as farinhas, à venda do pão e à limpeza do espaço.
Inicialmente, a Gleba tinha o objetivo de vender os seus produtos ao consumidor final (B2C).
Mas, rapidamente captou o interesse de clientes B2B como restaurantes, alguns deles de alta cozinha, que não tinham as condições necessárias para fazerem um pão com o mesmo nível de qualidade.
Com a pandemia da Covid-19, a Gleba percebeu que estrategicamente não era bom depender tanto do canal B2B e criou um projeto de abertura de mais lojas próprias. Criou também uma loja online, que se encontra 100% integrada com o SAP Business One.
Devido ao seu rápido crescimento, a Gleba sentiu a necessidade de apostar num novo software de gestão.




Caso de Sucesso SAP Business One
Veja a gravação do caso de sucesso com SAP Business One 👇🏻
Desafios
Com o negócio em franca expansão, o sistema de gestão anterior da Gleba deixou de servir os seus objetivos futuros. Por isso, escolheu implementar SAP Business One para gerir e organizar os seus processos.
Adicionalmente, para conseguir crescer no canal B2B, a Gleba precisou de uma reestruturação e de um controlo mais apertado.
Hoje, além de gerir todo o processo produtivo e as lojas em SAP Business One, a Gleba acredita que esta solução de gestão irá suportar as suas ambições para 2021: abrir mais 5 lojas até ao final do ano e internacionalizar-se.
Nas palavras da Gleba: “A Newoxygen é um parceiro sempre disponível, que dá sugestões para melhorar aquilo que está menos bem dentro da empresa.”
“O SAP Business One e a Newoxygen foram a aposta mais sólida que a Gleba já fez em termos tecnológicos.”
Diogo Amorim – CEO
Conquistas da Gleba com SAP Business One
- Integração dos processos em fábrica, área financeira e POS integrados em SAP Business One;
- Controlo de todo o processo de moagem da farinha – rastreio da quantidade de farinha que gasta e que se desperdiça;
- Gestão de todo o stock de matérias-primas em SAP Business One;
- Demonstração de resultados por canal de venda, por pão.
Agora a Gleba está mais preparada para concretizar a sua missão, de trazer o pão nacional e da melhor qualidade aos seus clientes!
A chegada do POS SAP Customer Checkout
Veja a gravação do caso de sucesso com SAP Customer Checkout 👇🏻
O SAP Customer Checkout é um software de ponto de venda (em inglês Point-Of-Sale) que tem integração nativa com o software de gestão SAP Business One.
A Newoxygen localizou o SAP Customer Checkout para Portugal em 2021 e a Gleba foi o nosso primeiro cliente a fazer a transição do nosso anterior software POS para esta nova solução.
A interface de Quick Service é bastante intuitiva e permite fazer as vendas de forma rápida e eficiente, tanto nas lojas normais como nas que têm conceito de Grab&Go.
A componente SAP Customer Checkout Manager permite gerir de forma centralizada todos os POS, facilitando toda a gestão dos POS nas várias lojas.
A Gleba na Atualidade
Quando criámos este o caso de sucesso, a Gleba tinha apenas 3 lojas. À data de hoje, a Gleba conta com mais 5 lojas, 8 no total, em várias localizações:
- Alfragide
- Alcântara
- Alvalade
- Amoreiras
- Avenidas Novas
- Campo de Ourique
- Oeiras Parque Shopping
- Cascais
Estamos gratos por podermos contribuir para o crescimento da Gleba e muito orgulhosos do seu percurso. Que esta parceria, tal como o Diogo diz, se mantenha dinâmica e sempre pronta para novos desafios!
Gostaria de saber como o SAP Business One pode ajudar o seu negócio?
Clique aqui para saber mais!