newoxygen

Management consulting | IT consulting
Somos uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções integradas de Sistemas de Informação, Business Intelligence, Produtos Mobile, Marketing Interativo e Comunicação Digital baseadas em Tecnologia Web.
Começamos onde as outras Empresas acabam!
Top

Futuro dos sistemas ERP

newoxygenNoticías Futuro dos sistemas ERP

Futuro dos sistemas ERP

Os sistemas ERP encontram-se hoje em dia num patamar já bastante elevado ao nível das funcionalidades disponibilizadas, no entanto existem novas oportunidades de evolução e áreas de negócio que é necessário integrar com os sistemas ERP. Alguns fabricantes já começaram inclusive a entrar nessas áreas de negócio, com soluções Capítulo 2 20 integradas nos seus sistemas ERP, vários autores apontam caminhos diferentes para a evolução destes sistemas, com base nesses vários autores identificam-se aquelas que são mais referenciadas e as mais aceites para o futuro dos sistemas ERP. Destacam-se como as novas áreas de desenvolvimento e evolução dos sistemas ERP a Internet, o BI (Businesss Inteligence).

  • Internet – Tem-se verificado uma tendência entre os fabricantes de incluir gradualmente módulos que permitam o acesso e manipulação dos dados através da internet, permitindo atividades de comércio electrónico (ebusiness). Estes módulos têm vindo gradualmente a ganhar funções, existindo já alguns fabricantes a disponibilizar sistemas exclusivamente Web, onde tudo é feito através da internet.
  • BI – a inclusão de módulos de BI permite dotar as plataformas de ferramentas e tecnologias que permitem a exploração dos dados e procurar tendências e ligações entre eles. Estes módulos permitem a obtenção de relatórios de análise extremamente importantes e válidos para suporte ás tomadas de decisão estratégicas das organizações.
  • SCM (Gestão da cadeia de abastecimento) – permite a integração com as organizações com as quais interage diariamente (Clientes e fornecedores), optimizando o funcionamento como um todo, com redução dos custos e aumentos na qualidade e na produtividade. A maioria dos sistemas inclui já módulos nesta área, permitindo sobretudo as encomendas electrónicas, mas estes podem evoluir e aumentar as funcionalidades, nomeadamente ao nível da troca de informações de preços, promoções, condições comerciais, etc. tudo de forma automática e sem interação humana.
  • CRM – permite a gestão do relacionamento com os clientes e está a ganhar uma cada vez maior importância nas organizações. Possibilita a realização de análises que permitem o atendimento diferenciado aos clientes, identificar necessidades e tendências de grupos de consumidores, além de facilitar a fidelização dos clientes. Os módulos CRM podem também permitir a atualização das equipas de vendas, atualizando portáteis, agendas electrónicas ou PDA’s, pode também fornecer suporte ao Call Center, telemarketing entre outras funcionalidades.